
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), entregou, nesta terça-feira, 18, cerca de 68 novas viaturas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade ocorreu em Fortaleza.
Siga o Poder News no Instagram.
Os veículos irão reforçar o Policiamento Ostensivo Geral (POG) na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Das 68 viaturas, 44 serão incorporadas para Comando que atua diretamente na capital.
Na ocasião, o governador esteve acompanhado pelo secretário da Segurança Publica e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, e pelo comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo.
Elmano enfatizou que ações como esta promovem o reforço da segurança pública com planejamento e inteligência.
“Nós sabemos que o crime é dinâmico e estamos buscando prevê essa dinâmica com planejamento e inteligência, fundamentalmente naquelas áreas que estão demonstrando um maior índice de criminalidade ou perspectiva de ter (aumento)”, explicou o chefe do Executivo Estadual.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, informou que a ação cumpre a nova diretriz de trabalho de aproximar a polícia da população.
“Antecipar a atuação do crime, fazendo mais prevenção, melhorando o policiamento ostensivo e também fazendo uma repressão qualificada e imediata. Esse reforço vem com esse propósito, de termos a polícia ostensiva mais próxima da população”, compartilhou.
Ações combativas
A entrega é parte da agenda governamental de combate ao crime.
De acordo com o governador, ainda há mais investimentos para realizar na área da segurança.
Além da ampliação da frota de viaturas, o Governo planeja fortalecer a inteligência da Polícia Civil.
“Estamos em uma ação forte de enfrentamento ao crime no Ceará e faremos sempre combinando com a política social, mas com ações firmes para darmos a tranquilidade que o povo cearense precisa”, ressaltou Elmano.
Na atual gestão, a PMCE já recebeu investimentos em equipamentos de saúde, armamento e convocação e formação novos policiais militares.
No governo Elmano, também foi inaugurado o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e implementados os programas Segurança no Ponto e o Meu Celular.
Comitê de estratégia
O Governo do Estado oficializou a criação do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Estado do Ceará (Coesi).
A entidade unirá representantes dos três Poderes e das Forças de Segurança para discutir e executar estratégicas de combate a criminalidade no estado.
O órgão será composto por 14 pessoas, incluindo os chefes dos três poderes – Executivo, Judiciário, Legislativo – e comandantes dos órgãos vinculados à SSPDS.
Ação foi anunciada durante a posse do novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no último dia 3 de junho.
O novo chefe da Segurança Pública é o delegado Roberto Sá, ex-dirigente da pasta nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.