O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado Evandro Leitão (PT), prestou esclarecimentos, nesta quinta-feira, 20, sobre o incêndio no Plenário 13 de Maio, imóvel anexo da Casa.
Siga o Poder News no Instagram.
O caso ocorreu durante o início da tarde desta quinta. Não houve vítimas graves. Ainda, dois servidores buscaram atendimento médico.
Em coletiva realizada no local, Evandro Leitão descartou qualquer situação de negligência sobre a manutenção do Plenário, apesar da antiguidade.
Segundo ele, o prédio passa por manutenções periódicas, desde ao estado predial ao funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado.
“Posso garantir que não foi por falta de manutenção, de atenção ou de investimento que aconteceu essa situação”, assinalou o também pré-candidato a prefeito da Capital.
As causas do incêndio estão sendo investigadas pelas autoridades responsáveis.
O presidente da Alece afirmou, ainda, que solicitou celeridade nas investigações aos titulares da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Polícia Militar.
Evandro adiantou que a primeira averiguação do local deve acontecer até a próxima segunda-feira, 24.
Com o parecer técnico, será aberto processo licitatório para executar as obras de reparação e reforma do prédio.
Evandro projeta que o Plenário deve ser revitalizado e apto a condição de trabalho, em um prazo máximo de 90 ou 120 dias.
“O Plenário é o coração do Parlamento, é onde se dão as discussões, os debates, onde se aprovam as medidas mais importantes que afetam as vidas das pessoas. Nós fomos afetados em nosso coração. Respeitamos muito o Plenário, por isso, lamentamos profundamente o que aconteceu”, disse o presidente da Casa.
Sessões virtuais
Em consequência do incêndio, Evandro Leitão informou que, a partir da próxima semana, as sessões parlamentares serão realizadas de forma virtual.
Com os trabalhos remotos, a Casa cede espaço para perícias e obras de reparação.
Ainda, os serviços oferecidos nos anexos do Poder Legislativo continuam normalmente, de forma presencial.
Apenas o prédio sede da Alece estará isolado nesta sexta-feira, 21.
Críticas
O presidente da Alece rebateu críticas da oposição sobre possível negligência da manutenção do prédio.
“Estamos mais do que nunca unidos. Aqueles que por ventura venham querem transformar esse momento em um momento “politiqueiro”, para criar fake news e colocar a população contra o Parlamento, não irão conseguir”, disparou.
Antes do incêndio, o Plenário abrigaria a sessão parlamentar do dia. Contudo, atividade foi cancelada por falta de quórum.
A sessão ocorreria em consonância à agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Fortaleza.
Além disso, na madrugada, uma chacina foi registrada no município de Viçosa do Ceará.
Líderes da oposição acusaram a presidência de esvaziar propositalmente a sessão para que governistas pudessem acompanhar evento bem como evitar críticas e embates sobre à pasta da Segurança Pública.