O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta sexta-feira, 21, cinco medidas para fortalecer a Segurança Pública do Ceará.
Siga o Poder News no Instagram.
O anúncio ocorreu após a primeira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
A primeira determinação foi o fortalecimento dos setores do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil relacionados ao combate às organizações criminosas.
As unidades a serem contempladas são: a Vara de Delito de Organizações Criminosas; Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco); e o Setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.
Além disso, serão ampliadas as equipes de inteligência das forças de segurança, além do fortalecimento estrutural e de pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Para o aumento do efetivo, Elmano planeja a convocação de aprovados do último concurso. Há também a expectativa de abrir uma nova seleção, mas sem data anunciada.
O governador também citou que demandas acerca do combate à criminalidade foram repassadas ao presidente Lula, durante reunião na noite da última quinta-feira, 20.
“Ouvimos do presidente que ele irá se reunir com o seu Ministério para, após, reunir governadores e estabelecer um plano comum para a segurança do país. Considero isso um marco para o Brasil”, destacou o chefe do Executivo Estadual.
O presidente Lula revelou, em entrevista, que pretende criar um plano nacional de combate à violência.
Caberá ao Ministério da Justiça e Segurança Pública organizar o planejamento da política integrada.
Lula planeja também acionar oito ministros que já foram governadores para colaborar com o plano de Segurança.
Policiamento
O governador cearense acompanha, nesta sexta-feira, 21, o início do serviço operacional de 437 novos policiais militares.
Os profissionais atuarão no reforço do policiamento ostensivo da Capital, a partir deste fim de semana.
Saiba mais
O Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) foi criado oficialmente no último dia 10 de junho.
O órgão busca promover ações coordenadas e sistêmicas em prol do combate ao crime em todo território cearense.
O Coesi é formado pelo governador, os chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social e os respectivos comandantes dos órgãos vinculados à pasta.
*Com informações do Governo do Estado.