A Prefeitura de Fortaleza participa, desde a última terça-feira, 18, do Congresso Mundial do ICLEI 2024, realizado em São Paulo (SP).
Siga o Poder News no Instagram.
O evento segue até esta sexta-feira, 21. O Município é representado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza).
Na ocasião, representantes debateram iniciativas para garantir uma transição energética justa, bem como a descarbonização e o enfrentamento das consequências da mudança do clima.
Além disso, a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) assinou protocolo de intenções para replicar o projeto Re-ciclo em outras cidades do mundo.
Exemplo de iniciativa sustentável, o Re-ciclo foi criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova).
A plataforma de agendamento de coleta seletiva é operada por catadores credenciados utilizando triciclos elétricos.
De acordo com a assessora do Ipplan, Dalila Menezes, a Capital destaca-se em relação à temática de transição energética e do desenvolvimento sustentável.
“Durante o evento, foi possível perceber o quanto Fortaleza vem avançando na temática de transição justa. Isso se deve muito ao trabalho de cooperação entre as instituições municipais e outras organizações nacionais e internacionais”, afirmou.
Rede global
Em março deste ano, a Prefeitura de Fortaleza passou a integrar a rede global C40.
A Cúpula reúne cerca de 100 cidades de todo o mundo no enfrentamento à crise climática.
O município é o segundo do Nordeste e o quinto do Brasil a aderir ao grupo.
Para a adesão, são avaliados o avanço do município quanto às ações implementadas e aos acordos climáticos firmados, além da governança climática da cidade.
Também é considerada a capacidade de articulação com secretarias, órgãos, fundações e autarquias municipais.
Esse trabalho é realizado pelo Ipplan e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seuma), que conduzem iniciativas com foco na justiça climática.
*Com informações da Prefeitura de Fortaleza.