A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e a organização VoteLGBT lançam, nesta sexta-feira, 28, mapeamento de pré-candidaturas de pessoas LGBT+ em todos os estados brasileiros.
Siga o Poder News no Instagram.
A data marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
Esta ação faz parte da campanha Cidades+LGBT, que busca dar visibilidade e suporte para candidaturas LGBT+ nas eleições municipais deste ano.
O mapa foi produzido a partir de dados coletados por uma equipe de 16 articuladores, atuando em todas as regiões do Brasil.
Ao todo, a campanha já mapeou quase 400 pré-candidaturas. As entidades pretendem mapear até 800 pré-candidates.
No último pleito, em 2022, foram mapeadas 327 candidaturas declaradamente LGBT+.
Diretor executivo do VoteLGBT, Gui Mohallem, ressalta que o mapa deve também produzir dados inéditos sobre as lideranças políticas LGBT+ a nível local.
“Através desta colaboração com a Antra, estamos ampliando nossa capacidade de acessar candidaturas trans, que representam um terço das lideranças mapeadas até agora”, completa.
A presidente da Antra, Bruna Benevides, afirma que esse estudo é relevante devido às diferenças regionais que afetam as condições de elegibilidade.
“O sucesso das candidaturas nas capitais se diferencia um pouco do cotidiano das pequenas cidades, onde a eleição é literalmente disputada voto a voto”, aponta.
O líder do VoteLGBT aponta que as candidaturas LGBT+ têm um rendimento maior que as candidaturas não-LGBT, mas enfrentam mais dificuldades para confirmar suas postulações.
“Em 2020, os partidos destinaram apenas 2% do teto de gastos para as candidaturas LGBT+. Em 2022, esse número aumentou para 10%, mas ainda é muito baixo e precisa mudar”, finaliza.
Panorama
Atualmente, o Brasil conta com 29 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, até o momento, apenas 24 legendas registraram pré-candidaturas LGBT+.
No levantamento, a região Sudeste lidera o número de candidaturas (40,6%), seguida pela região Sul (24,4%), Nordeste (23,8%), Centro-Oeste e Norte (5,6%).