O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira, 1º, que torce pela reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no pleito norte-americano em novembro deste ano.
Siga o Poder News no Instagram.
“Eu fico torcendo pelo Biden. Deus queira que ele esteja bem de saúde e Deus queira que ele possa concorrer. Se não, o Partido Democrata pode indicar outra pessoa”, afirmou o presidente.
A declarou ocorreu em entrevista à Rádio Princesa, de Feira de Santana (BA), onde cumpre agenda presidencial.
Ainda, Lula não deixou de citar fragilidades do homólogo americano.
A saúde de Biden tem sido pauta da cena política após desempenho negativo no primeiro debate contra o ex-presidente Donald Trump, na última semana.
Aos 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história do país norte-americano.
“Eu acho que o Biden tem um problema que ele está andando mais lentamente, ele está demorando mais para responder as coisas, possivelmente esteja pensando. Mas quem sabe da condição do Biden é o Biden”, disse Lula.
O mandatário brasileiro ressaltou que a decisão de seguir na disputa cabe ao próprio democrata.
“Se ele está bem, ele é candidato. Se ele acha que está em condições, ótimo. Mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão”, completou.
Debate
No último dia 27 de junho, o republicano Donald Trump, de 78 anos, e o democrata Joe Biden fizeram o primeiro debate da disputa a Casa Branca.
A performance foi marcada por um trêmulo Biden contra um ofensivo Trump, que não cessou série de ataques ao adversário.
O próprio presidente reconheceu o desempenho ruim, mas, no dia seguinte, afirmou que pretende derrotar o rival.
Líderes democratas também descartaram a possibilidade de substituir o presidente norte-americano como candidato democrata.
Para Lula, “foi chato e desagradável” a exposição da fragilidade de Biden no debate.
Na avalição do preside brasileiro, entretanto, o concorrente Donald Trump é um “cidadão mentiroso”.
“Primeiro, de um lado, um cidadão mentiroso, porque o New York Times contou 101 mentiras no debate. E, do outro lado, o Biden com uma certa morosidade para responder as coisas, mas quem sabe da saúde dele é ele”, reafirmou Lula.
*Com informações da Agência Brasil.