Os pequenos negócios foram responsáveis, de janeiro a maio deste ano, pela geração de 60% dos empregos criados na economia do país.
Siga o Poder News no Instagram.
Os dados são do levantamento do Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com estudo, o segmento gerou aproximadamente 655 mil novos postos de trabalho ante 1 milhão de vagas abertas entre janeiro e maio.
Somente em maio, tais empresas criaram cerca de 64 mil vagas (50% do total).
Os setores que lideraram, nesse período, foram: serviços (36.529 vagas), construção (17.601 empregos) e comércio (com 6.999).
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o levantamento confirma a importância e potencial dessas empresas contribuírem com o crescimento do país.
O dirigente lembra que a instituição tem atuado, junto ao governo federal, para ampliar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito por meio do programa Acredita.
“Estamos trabalhando, em sintonia com o governo do presidente Lula e do vice, Geraldo Alckmin, para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no PIB brasileiro”, acrescenta.
Operações de crédito
No início de maio, o Sebrae comemorou a marca de R$ 1 bilhão de crédito concedido através do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (Fampe).
No total, cerca de 20 mil operações foram realizadas com os recursos do fundo. São 29 instituições bancárias aptas a ofertar os recursos.
O Sebrae deve viabilizar R$ 30 bilhões em crédito, nos próximos três anos.
*Com informações da Agência Sebrae.