A Prefeitura de Fortaleza registrou as quadrilhas juninas como patrimônio imaterial da Cidade.
Siga o Poder News no Instagram.
A aprovação do parecer técnico de registro aconteceu, na última quarta-feira, 3, em reunião do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic), em Fortaleza.
Na opinião do secretário da Cultura do Município, Roberto Viana, o feito valoriza e reconhece a importância das quadrilhas na identidade cultural de Fortaleza.
“Estamos garantindo que as futuras gerações possam continuar experimentando e apreciando essa manifestação cultural tão enriquecedora”, destacou o gestor.
No processo de registro, foram selecionados 10 profissionais para o acompanhamento detalhado das festividades durante um ano.
O investimento permitiu a elaboração de um relatório técnico com análise sobre o impacto das quadrilhas tanto para os participantes quanto para as comunidades envolvidas.
Segundo a Secretaria da Cultura (Secultfor), o relatório é um recurso valioso que destaca o impacto cultural, social e econômico dessas manifestações na Capital.
“Tomamos para nós a meta genuína de preservar e valorizar essas tradições portadoras de um patrimônio rico e diversificado, que merece ser protegido e promovido”, enfatizou o coordenador de Patrimônio Histórico-Cultural da Secultfor, Diego Amora.
Ciclo Junino
Este ano, a Prefeitura de Fortaleza realizou o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas 2024.
No evento, 14 grupos participaram da competição e encantaram o público.
O ciclo também incluiu as apresentações apoiadas pelo edital de Festejos Juninos 2024.
O suporte financeiro foi de R$ 1,3 milhão para grupos de quadrilhas e festivais juninos.
No total, foram selecionados 74 projetos.
Essas apresentações ocorrerão em todas as Regionais de Fortaleza ao longo dos meses de junho e julho.
Durante o São João de Fortaleza, na Praia de Iracema, seis grupos de quadrilhas se apresentarem durante os três dias de festa.
*Com informações da Prefeitura de Fortaleza.