Estudo feito pelo Sebrae e Fundação Getulio Vargas (GFV) apontou que, em junho, houve uma melhora na confiança dos Microempreendedores Individuais (MEI) em comparação com o mês anterior.
Siga o Poder News no Instagram.
O IC-MEI subiu 3,5 pontos, impulsionado pelo resultado da Indústria de Transformação (5,6 pontos) e do setor de Serviços (4,3 pontos).
O Índice é elaborado a partir cruzamento entre a avaliação da situação atual e a tendência dos negócios e demanda prevista.
Segundo o levantamento, entre os microempreendedores individuais houve uma alta de 5,3 pontos no Índice de Expectativa.
A pesquisa aponta que a alta se deve à elevação da expectativa dos MEI da Industria (9,5 pontos), em comparação com o mês de maio.
Enquanto isso, o indicador da situação atual avançou 1,7 ponto na média geral.
Para Décio Lima, presidente do Sebrae, a variação positiva no índice de confiança dos MEI é “extraordinário” e confirma o acerto das políticas implementadas pelo governo federal.
“Com isso, passamos a ter a segurança necessária no ambiente de negócios proporcionada pelo presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin. O país está no rumo certo com os índices econômicos refletindo melhora na vida dos brasileiros”, aponta o gestor.
Saiba mais
O Sebrae é parceiro do governo federal no Programa Brasil Mais Produtivo.
Somente no primeiro semestre, o programa alcançou mais de 26 mil empresas do setor da Indústria.
Os participantes receberam orientações sobre produtividade e capacitações sobre transformação digital.
“A retomada da indústria brasileira passa, necessariamente, pela valorização e resgate das pequenas empresas, uma vez que elas representam 95% do setor”, acrescenta o presidente do Sebrae.