A União Europeia (UE) vai doar 20 milhões de euros (R$ 120 milhões) para o Fundo Amazônia.
Siga o Poder News no Instagram.
O aporte foi formalizado, nesta terça-feira, 23, em reunião do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, com a comissária da UE para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen.
Os representantes assinaram carta de intenções durante o IV Fórum Brasil-União Europeia, realizado na sede do BNDES.
Para Mercadante, trata-se de uma sinalização muito importante porque significa contribuição do conjunto dos 27 países da União Europeia.
“Tem um significado maior, dá muito respaldo e credibilidade ao Fundo Amazônia, que se consolidou por ter uma gestão transparente, eficiente, responsável, e por responder a uma das principais demandas, que é a dramática crise climática do planeta”, esclarece.
A comissária Jutta Urpilainen disse que a Comissão Europeia está feliz em anunciar contribuições ao fundo.
Nosso compromisso deverá respaldar os esforços do governo brasileiro e vai possibilitar a aceleração da luta contra o desmatamento.”
Mercadante destacou a importância da preservação da Amazônia, área que abriga 25% da cobertura de florestas tropicais do planeta, e abriga 29 milhões de habitantes.
“A Amazônia é decisiva no equilíbrio do clima e esses recursos permitem, ainda, a conectividade das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e quilombolas”, explica o dirigente.
Saiba mais
O Fundo Amazônia tem, atualmente, recursos no montante de R$ 3,9 bilhões.
Os investimentos apoiam 114 iniciativas, que vão desde o restauro de florestas ao fortalecimento do Corpo de Bombeiros, além do combate ao crime organizado na região.
Os recursos destinados aos projetos não são reembolsáveis.
Segundo BNDES, cerca de 240 mil pessoas serão beneficiadas com atividades produtivas sustentáveis na Amazônia.
*Com informações da Agência Brasil.