Por Luiz Cláudio Ferreira Barbosa*
O pré-candidato a prefeito de Fortaleza do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado estadual Evandro Leitão, é o principal articulador político ou fiador eleitoral de si mesmo.
Siga o Poder News no Instagram.
Evandro fez uma pactuação com o presidente do Diretório Municipal de Fortaleza do PSD, presidido pelo deputado federal Luiz Gastão, para a indicação da deputada estadual, Gabriela Aguiar, como candidata a vice-prefeita em sua chapa majoritária.
O sociólogo e consultor político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa acredita que o último resquício de candidatura de frente ampla para o cargo de prefeito de Fortaleza de Evandro foi sua escolha como representante petista, numa prévia interna.
O comentarista político Luiz Cláudio Ferreira Barbosa defende a tese de que o petista resolveu adotar o modelo operacional do pacto das elites, e com isso esvaziou o colegiado de presidentes dos seus partidos aliados no maior município alencarino.
Evandro vai bancar a deputada estadual Gabriela Aguiar como a sua companheira de chapa majoritária (PT-PSD) para a prefeitura de Fortaleza.
A Consultoria LCFB previu o desânimo do senador Cid Gomes (PSB) para fazer a indicação do companheiro ou da companheira da chapa majoritária lulopetista na cidade de Fortaleza, nos seus relatórios internos aos clientes.
Cid Gomes compreendeu o aumento de poder de decisão final nas mãos do deputado estadual Evandro, em detrimento do núcleo político-eleitoral do neopetismo cearense Camilo Santana, Elmano de Freitas e José Nobre Guimarães.
O não interesse do presidente estadual do MDB, deputado federal Eunício Oliveira, na vaga de candidato a vice-prefeito, já sinalizava que a decisão final era do candidato a prefeito petista.
A indicação da deputada estadual Gabriela Aguiar (PSD), como candidata a vice-prefeita na chapa majoritária lulopetista em Fortaleza, no pleito eleitoral deste ano, é somente fruto da aliança pessoal de Evandro e Gastão.
*Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB
Artigos assinados por colaboradores não refletem, necessariamente, a opinião do portal Poder News