No comando do Governo do Estado há quase dez anos – desde a primeira eleição de Camilo Santana, em 2014 -, o PT tem planos ambiciosos para estas eleições municipais de 2024.
Siga o Poder News no Instagram.
A Coluna levantou o mapa do partido nos dez maiores colégios eleitorais do Ceará.
São mais de quatro milhões de habitantes, em cujas cidades está praticamente todo o PIB estadual.
Nestas dez maiores localidades, o PT é cabeça de chapa em sete: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Crato, Iguatu e Quixadá.
Em outras duas – Maracanaú e Sobral -, indicou o candidato a vice-prefeito.
Na seleta lista, o Partido dos Trabalhadores só está fora da chapa em Maranguape. Lá, o partido apoia o candidato à reeleição, Átila Câmara (PSB), que tem Gurgel Neto (PV) na postulação a vice.
Em Fortaleza, um dos maiores centros urbanos do País, o PT tem o opositor Evandro Leitão candidato ao Paço Municipal.
Na vizinha Caucaia, segunda mais importante praça eleitoral, o governista Waldemir Catanho representa a legenda na corrida.
No Cariri, Fernando Santana (PT) disputará, em Juazeiro do Norte, com o candidato à reeleição Glêdson Bezerra (Podemos).
Em Maracanaú, a sigla tem Gerson Cecchini (PT) candidato a vice de Roberto Pessoa (União Brasil) e, em Sobral, o petista-raiz Paulo Flor na vice de Izolda Cela (PSB).
Candidato à reeleição, atual vice e filhos são petistas
Sexto maior município cearense, Itapipoca tem o petista Felipe Pinheiro candidato à reeleição.
No Crato, o atual vice-prefeito, André Barreto (PT) foi lançado pelo chefe do Executivo reeleito, José Ailton Brasil (PT), como seu sucessor.
Em Iguatu, Ilo Neto (PT) filho do deputado estadual Agenor Neto (MDB), encabeça a chapa.
O mesmo acontece em Quixadá, onde o filho dos petistas Ilário e Rachel Marques, Victor, vai disputar a prefeitura local.