O governador Elmano de Freitas (PT) detalhou, nesta quarta-feira, 7, sobre reuniões que estão acontecendo em Brasília.
Siga o Poder News no Instagram.
Pela manhã, Elmano esteve com governadores do Nordeste e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em pauta, a proposta de renegociação das dívidas dos Estados com a União.
“Os estados do Nordeste têm cumprido com o seu dever fiscal, paga suas dívidas, paga a dívida com a União, paga os empréstimos. Nós estamos rigorosamente em dia. O gasto do Ceará, inclusive, o nosso percentual de dívida, é 10% do que a lei autoriza a gente fazer. Nós temos um comprometimento baixo no que diz respeito as dívidas que o estado do Ceará”, explicou Elmano.
Os governadores do Nordeste estão propondo uma forma de que os estados, com baixo endividamento com a União, consigam acesso a recursos para investimentos.
“Ficamos felizes em saber que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se mostrou bastante sensível com a pauta e disse que iria tentar colocar em votação na próxima semana”, explicou o mandatário cearense.
O governador destacou que os investimentos seriam destinados para educação.
“Nós do Ceará defendemos no Conselho dos Secretários da Fazenda que esse recurso fosse todo para a educação, mas na discussão que houve com o secretário foi feito um entendimento de que seria em educação, mas também poderia ser feito em infraestrutura”, detalhou Elmano.
Segundo o governador, Pacheco deve colocar o tema em pauta no Senado para votação na próxima semana.
No período da tarde, Elmano divulgou que também irá se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Na ocasião, os representantes discutiram as operações de crédito do governo federal, especificamente de bancos públicos para a transição energética.