A Justiça Eleitoral determinou, nesta segunda-feira, 12, a remoção de 43 conteúdos da convenção que oficializou Evandro Leitão (PT) como candidato a prefeito de Fortaleza e Gabriella Aguiar (PSD) como candidata a vice.
Siga o Poder News no Instagram.
O evento ocorreu no último dia 3, em Fortaleza, e reuniu grandes lideranças nacionais, dentre eles o presidente Lula (PT).
A remoção foi solicitada pelo diretório municipal do PL, dirigido pelo também candidato a prefeito, o deputado federal André Fernandes.
Na decisão, o juiz entendeu que, no material compartilhada pela chapa PT-PSD, houve propaganda eleitoral antecipada.
A liminar do PL defendeu apontou falas do presidente Lula que sugeriram “pedido explícito de votos” a Evandro Leitão.
“Vocês, e vocês que dizem que me amam, que dizem que gostam muito de mim, vocês têm uma obrigação, uma obrigação, a eleição, ela vai se dar no dia 6 de outubro, dia 6 de outubro, Evandro, é dia do meu aniversário”, declarou o presidente durante a convenção.
Além disso, o PL também questiona a utilização do Centro de Formação Olímpica (CFO) para a realização do evento.
De acordo com a sigla, a escolha do local foi uma estratégia para “alcançar a maior quantidade de pessoas possível através da presença do Presidente da República”.
O juiz determinou que todos os 43 links impugnados fossem retirados das redes sociais de Evandro e Gabriella em até 1 dia.
Apesar da decisão contrária, a chapa PT-PSD pode manifestar sua defesa sobre o mérito.
Caso anterior
Autor da liminar, o PL Fortaleza também sofreu com punição semelhante em abril deste ano.
No período, André Fernandes (PL) foi multado em R$ 15 mil pelo TRE-CE por divulgar vídeos do lançamento da sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza.
O ato contou com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na época, a Corte atendeu a liminar do Psol que acusou o deputado bolsonarista e suposta propaganda eleitoral antecipada.
Contudo, Fernandes conseguiu manter vídeos do evento no seu Instagram.
Além disso, deixou de pagar possíveis multas que seriam aplicadas pela divulgação na rede social.