
O governador Elmano de Freitas (PT) exaltou, nesta terça-feira, 13, a sanção do marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono.
Siga o Poder News no Instagram.
Declaração ocorreu durante reunião da Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O chefe do Executivo Cearense exaltou a lei sancionada no último dia 5 durante visita do presidente Lula (PT) ao Complexo do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
“O projeto de lei aprovado não buscou apenas copiar um modelo: ele considerou que nós temos uma eficiência diferenciada em energia eólica no Nordeste e em outras regiões do país, e de energia solar”, destacou Elmano.

A lei prevê incentivos para desenvolver a industrialização pelos próximos cinco anos.
Reunião
Além do debate, o governador cearense se reuniu, no mesmo dia, com o presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do Governo Lula na Casa, José Guimarães (PT-CE).
Na ocasião, o chefe do Executivo cearense agradeceu ao avanço do Projeto de Lei 3027/24, de Guimarães.
O texto prevê regras para o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC).
A matéria foi aprovada e seguirá agora para o Senado Federal.
De acordo com o governador, a iniciativa prevê R$ 18,3 bilhões em incentivos fiscais para a cadeia produtiva de H2V, pelos próximos quatros anos.
Saiba mais
O Ceará é um dos estados foco de projetos para produção de hidrogênio verde (H2V).
Até o momento, o Estado detém 39 memorandos sobre tema, e já tem seis pré-contratos com empresas nacionais e estrangeiras.
As usinas devem ser instaladas no Porto do Pecém, sede do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, lançado pelo Governo do Estado.
“Estamos falando, no caso do Ceará, de US$ 30 bilhões em investimentos nesse período com esses projetos. Queremos chegar a 2030 com a produção de um milhão de toneladas de hidrogênio verde no Ceará”, disse o governador.
Em 2023, o Ceará produziu a sua primeira molécula de hidrogênio verde (H2V) bem como abriga a primeira usina do combustível.