
Diversas autoridades, personalidades, comunicadores e políticos brasileiros lamentaram o falecimento do apresentador, Silvio Santos, neste sábado, 17.
Siga o Poder News no Instagram.
Senor Abravanel, o nome de batismo, partiu aos 93 anos, vítima de uma broncopneumonia após uma infecção pelo vírus Influenza (H1N1).
O carioca foi um dos maiores nomes da televisão brasileira.
O sucesso como comunicador possibilitou a criação de sua própria emissora: o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Na cena política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma grande mensagem em que rememora a trajetória de sucesso de Silvio Santos.

“Iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros”, destacou Lula.
Além disso, revelou que manteve uma relação de “respeito e carinho” com o apresentador em vida.
O mandatário brasileiro prestou solidariedade a família Abravanel e afirmou que Silvio “era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país”.
“A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país”, ressaltou Lula.
Na rede social X, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também homenageou Silvio Santos.
O político considera o apresentador “uma verdadeira lenda”, que fascinou os brasileiros com sua “voz inconfundível, uma simplicidade cativante e um microfone na lapela”.
“Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá, como se fosse parte de nossas famílias. Por isso, hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas ‘alguém de casa’: de todas as casas”, declarou o peessebista.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prestou condolências à família e aos amigos do que considerou o maior comunicador da história da televisão.
“Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros”, pontuou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deixou de comentar sobre o falecimento de Silvio.
No X, o líder da direita destacou que Silvio Santos era um exemplo de alegria e empreendedorismo.
“Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de Comunicação do Brasil”, relembrou Bolsonaro.
São Paulo
Desde os anos 1950, Silvio Santos construiu uma forte reputação no estado de São Paulo.
O estado paulista abriga a sede da sua emissora de TV, o SBT.
Em razão da morte de Silvio, o Estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista decretaram luto oficial de sete dias.
Em comunicado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) enalteceu trajetória empresarial e profissional do conterrâneo.
“O empresário aliou seu perfil empreendedor, treinado na adolescência como camelô, à voz potente e inconfundível para criar um estilo popular que cativou as massas”, destacou o chefe do Estado paulista.
Ceará
Autoridades cearenses também escreveram mensagens de solidariedade e homenagem a trajetória de Silvio Santos.
“Silvio Santos fundou o SBT e proporcionou alegria às famílias por mais de seis décadas no ar”, enalteceu Elmano de Freitas, governador do Ceará.
O ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT) afirmou que a morte de Silvio Santos “é sentida, hoje, por todo o Brasil”.
“Deixo meu abraço à família, amigos e aos seus companheiros de trabalho no SBT. O país agradece seu legado”, comentou o auxiliar de Lula.
O prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT), também enviou uma mensagem de solidariedade.
No comunicado, o gestor afirma que o comunicador deixou uma marca no imaginário de várias gerações, “com sua irreverência e criatividade”.
“Mais do que um ícone da TV, Sílvio Santos é um empresário de sucesso, que conta a história de um povo alegre e sonhador, que enfrenta as dificuldades e a batalha por suas conquistas”, escreveu Sarto, na rede X.