Na última sexta-feira (6), foi divulgado o Relatório Brasileiro de Transplante (RBT), pertencente à Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Nele, o Ceará surge como o Estado que mais realiza transplantes de córnea no país.
Siga o Poder News no Instagram.
O destaque também vai para o número de transplantes de fígado, ficando em segundo lugar; e coração, ficando em terceiro lugar.
O Ceará também lidera o número de transplantes de fígado e coração em todo o Nordeste.
A orientadora da Célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Eliana Régia Barbosa, explica porque o Estado do Ceará é citado como referência nacional em doações de órgãos e tecidos.
“A criação do Banco de Olhos do HGF em 2006, a realização de mutirões, o aumento dos números de centros transplantadores no estado, as equipes dos hospitais notificadores e a implantação de novos bancos de olhos fazem parte dessa estratégia para mantermos esses bons índices. No entanto, o diferencial foi a implantação de uma equipe na Perícia Forense, possibilitando a doação de córneas em óbitos que ocorrem fora dos hospitais e o Serviço de Verificação de Óbito, que, a partir desse ano, tornou-se parceiro nas doações e captações de córneas”, destacou.