Imprevisível, o resultado eleitoral deste domingo (6), para prefeito de Fortaleza, derrubará pelo menos 1 tabu político, de toda a história eleitoral da Cidade, desde a redemocratização.
Siga o Poder News no Instagram.
Considerando-se as projeções consolidadas, segundo as quais haverá segundo turno, passarão para a votação definitiva de 27 de outubro dois dos quatro candidatos
mais competitivos.
Primeiro tabu: todos os então prefeitos que disputaram a reeleição foram vitoriosos. Juraci Magalhães (2000), Luizianne Lins (2008) e Roberto Cláudio (2012).
Segundo tabu: o atual prefeito e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), presidiu a Assembleia Legislativa – assim como o antecessor, RC.
O posto é, atualmente, ocupado pelo candidato Evandro Leitão (PT).
Terceiro tabu: deputado federal em mandato jamais chegou ao Paço Municipal.
Na lista estão, entre outros, Inácio Arruda, Moroni Torgan e o candidato, pela terceira vez, Capitão Wagner (UB) – ex-parlamentar, em Brasília.
O candidato André Fernandes (PL) é deputado federal.
Passando para o segundo turno, neste domingo, ele segue no jogo, enquanto quem ficar de fora, dos três adversários, reescreverá parte dessa história.
Olhos nacionais se voltam para eleições na Capital
Quarta maior capital do País e maior economia do Nordeste, Fortaleza também é um dos colégios eleitorais mais cobiçados pelas forças políticas nacionais.
Não é exagero dizer que a peleja eleitoral deste domingo será acompanhada pelas cúpulas partidárias mais relevantes do Brasil.
Especificamente, dos partidos com chances reais de irem ao segundo turno: PT de Evandro, PL de André, UB de Wagner e PDT do prefeito Sarto.