O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), visitou as obras da Transnordestina que estão ligando os municípios de Quixadá e Itapiúna. O trecho, que corresponde ao lote 7, tem 55 km de extensão e recebeu a ordem de serviço assinada pelo Governo Federal no último dia 28 de novembro. Na mesma data, também foi autorizada a liberação de R$ 3,6 bilhões para as obras, com o aporte feito pelo Banco do Nordeste por meio de crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Siga o Poder News no Instagram.
“Conseguimos garantir, junto ao presidente Lula, os recursos para o andamento dessa importante ferrovia para o povo cearense. A previsão para conclusão é de 16 meses. Essa é a maior obra de infraestrutura da América Latina e só tenho a agradecer ao presidente Lula por esse equipamento tão fundamental para o Ceará e para o Nordeste”, destacou o governador.
Com o início das obras no lote 7, restarão apenas 169 km para a chegada dos trilhos até o Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP), o que representará a conclusão da fase 1 da ferrovia. O projeto da Transnordestina tem 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios, partindo de Eliseu Martins (PI).