O Senado Federal aprovou o projeto de lei que reconhece as barracas da Praia do Futuro como patrimônio cultural nacional. O projeto é de autoria do deputado federal cearense André Figueiredo (PDT) e foi relatado na Comissão de Educação do Senado pelo senador Cid Gomes (PSB). A matéria já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para sanção do presidente da República.
Siga o Poder News no Instagram.
Os seis quilômetros da Praia do Futuro firmaram-se como ponto turístico em Fortaleza na década de 1940 e se tornaram marca registrada do litoral do Ceará. Pelo projeto, o poder público, em parceria com a comunidade local, deve adotar medidas para preservação, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural. O texto também assegura a participação ativa da comunidade local, dos barraqueiros e dos demais interessados na formulação de políticas públicas destinadas à preservação do patrimônio cultural.
“Ponto obrigatório a quem vai visitar Fortaleza, são famosas as barracas que acolhem com hospitalidade e com segurança e oferecem a cearenses e turistas cultura e uma gastronomia peculiar”, defendeu Cid. De acordo com o deputado André, as barracas da Praia do Futuro geram cerca de 7 mil empregos.