O Dr. Vicente, líder do PT na Câmara Municipal de Fortaleza, criticou a gestão do prefeito Sarto (PDT) na área da Saúde na Capital. “O médico obstetra, que sempre se orgulhou de sua trajetória no setor público, deveria ter dado mais atenção à saúde da cidade”, disparou o parlamentar petista.
Siga o Poder News no Instagram.
“Estamos encerrando 2024 com um IJF desmontado, sem insumos básicos, sem remédios e até sem alimentos. E, mais uma vez, o Ministério Público do Ceará abriu uma investigação para apurar as irregularidades no hospital, desta vez por conta da falta de comida no instituto”, lamentou Dr. Vicente, que também é médico psiquiatra. “Foi necessária a formação de uma força-tarefa composta por senadores, deputados federais e estaduais, além de vereadores, para destinar verbas emergenciais que sanassem o rombo fiscal deixado no Instituto”, garantiu.
Vicente também ressaltou que insistiu repetidas vezes na convocação dos aprovados no concurso do IJF realizado em 2020, visando suprir o déficit de profissionais. “Antes mesmo do recesso de julho, aprovamos a convocação de 54 servidores, mas nenhum deles foi efetivamente chamado. O certame está prestes a expirar no dia 28 de dezembro deste ano, e foi necessária uma liminar judicial para prorrogar o processo”, destacou, com exclusividade, ao Poder News.
Ele finalizou, apontando mais problemas na saúde pública: “Os postos de saúde também sofreram com a gestão desastrosa de Sarto. Muitos foram apenas maquiados para o período eleitoral, mas os problemas continuam: longas filas de espera, falta de profissionais e ausência de medicamentos”.
O prefeito Sarto perdeu a reeleição logo no primeiro turno. Evandro Leitão (PT) venceu a disputa, no caso, contra André Fernandes (PL) no segundo. Ele assume no dia 1º de janeiro.