
Durante os feriados de Natal e Ano Novo, deputados, senadores, ministros do STF e membros do governo de Lula (PT) estarão afastados de suas funções. Na Esplanada, 13 ministros aproveitarão a folga concedida pelo governo federal para emendar férias. Todos os integrantes dos Três Poderes terão seus descansos remunerados. Neste período, Brasília fica vazia, com a capital federal retomando seu movimento apenas em fevereiro.
Siga o Poder News no Instagram.
A Câmara dos Deputados encerrou suas atividades legislativas em 20 de dezembro e só retoma os trabalhos em 1º de fevereiro, quando serão eleitos o novo presidente e a Mesa Diretora. No Senado, o recesso começou em 19 de dezembro, com os parlamentares retornando em 1º de fevereiro. O STF estará em recesso de 20 de dezembro a 6 de fevereiro, com prazos processuais suspensos, mas com plantão para medidas urgentes.
O presidente Lula permanecerá em Brasília durante as festas de fim de ano, após receber alta das cirurgias que fez em São Paulo. No governo, ministros terão recesso entre 23 a 27 de dezembro e 30 de dezembro a 3 de janeiro, conforme portaria do Ministério de Gestão e Inovação. Entre os 38 ministros, 13 emendarão férias. Ministros como Nísia Trindade (Saúde), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e André de Paula (Pesca e Aquicultura) já divulgaram seus períodos de descanso, enquanto Carlos Lupi (Previdência Social) terá férias até janeiro de 2025. Alguns ministros ainda não definiram se tirarão férias no início de 2025.