O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse nesta segunda-feira, 20. A cerimônia contará com a presença de membros da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de parlamentares brasileiros. O presidente Lula (PT) não comparecerá ao evento, sendo o governo brasileiro representado pela embaixadora Maria Luiza Viotti, em Washington.
Siga o Poder News no Instagram.
Neste sábado, 18, Bolsonaro expressou constrangimento por não poder estar presente na posse de seu aliado. Em uma entrevista coletiva no Aeroporto de Brasília, onde acompanhou o embarque de sua esposa, Michelle Bolsonaro (PL), aos Estados Unidos, ele afirmou estar incomodado com a situação. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, também participará da cerimônia.
Além de Eduardo, 19 deputados federais confirmaram sua presença na posse, assim como o senador Jorge Seif (PL). O número é inferior aos 39 parlamentares da oposição que expressaram interesse em participar. Nenhum dos parlamentares viajará em missão oficial representando o Poder Legislativo, o que significa que os custos com transporte e diárias serão custeados por recursos privados.