Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • PESQUISAS
  • POLÍTICA

Genial/Quaest: Lula venceria todos candidatos da oposição se eleição fosse hoje

Poder News 3 de fevereiro de 2025
A pesquisa também revela que Lula tem uma taxa de rejeição menor do que Bolsonaro. Entre os eleitores que conhecem Lula, 49% afirmam que não votariam nele, enquanto a rejeição a Bolsonaro é de 53% / Foto: Divulgação

Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 3, aponta que, apesar do aumento na reprovação ao governo, o presidente Lula (PT) venceria todos os candidatos da oposição, caso as eleições fossem hoje. A pesquisa simula quatro cenários de primeiro turno e seis de segundo turno, em todos os quais o atual presidente lidera. O levantamento faz parte de uma série de pesquisas, sendo a primeira a mostrar que a desaprovação ao governo superou a aprovação.

Siga o Poder News no Instagram

Foram realizadas 4.500 entrevistas presenciais com brasileiros maiores de 16 anos, entre os dias 23 e 26 de janeiro. O período já reflete as mudanças na comunicação do Planalto, lideradas por Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Nas simulações de segundo turno, Lula apresenta mais de 40% das intenções de voto. A menor diferença ocorre na disputa com o cantor sertanejo Gusttavo Lima, onde Lula teria 41% dos votos, contra 35% de Lima. O maior favoritismo de Lula aparece na disputa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com uma diferença de 45% a 26%. Contra Eduardo Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal (PRTB), Lula abriria uma vantagem de 10 pontos: 44% contra 34%. No confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a diferença seria de nove pontos: 43% contra 34%. A pesquisa também testou um cenário entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com Lula alcançando 45% contra 28%. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual.

Nos quatro cenários de primeiro turno, com a presença de Ciro Gomes (PDT), a liderança de Lula varia entre 28% e 33% das intenções de voto, sendo a maior porcentagem (33%) no cenário sem Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro. Se Tarcísio, Marçal e Bolsonaro estiverem presentes, mas com a inclusão de Gusttavo Lima, a vantagem de Lula cai para 28%.

Na pesquisa espontânea, 78% dos entrevistados se declararam indecisos. Apenas três nomes foram mencionados: Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 9% das intenções de voto, seguidos por Gusttavo Lima, com 1%.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: OAB-CE realiza posse festiva da nova gestão nesta terça-feira
Next: Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.