
O deputado Célio Studart (PSD) protocolou um projeto que cria o Programa de Acolhimento e Suporte Psicoeducacional (PASP).
Siga o Poder News no Instagram.
O atendimento psicológico, orientação e apoio para famílias de crianças com autismo visa assegurar qualidade de vida, entendimento e maior esclarecimento sobre o TEA, seus desafios e perspectivas para pacientes com diagnóstico.
Para o parlamentar, muitas vezes o diagnóstico é recebido sem um conjunto de informações e acolhimento, deixando pais e familiares ansiosos e sem compreensão de como lidar com diversos pontos relacionados, como as demandas de suporte, a necessidade de cuidados multidisciplinares e outras modalidades de apoio para os autistas. É comum ainda que pais sofram processos emocionais extenuantes, durante a adaptação após o diagnóstico.
“A proposta inclui o incentivo à criação de grupos especializados de discussão, apoio e autoajuda, estimulando a troca de experiências entre profissionais de saúde, familiares e a comunidade em geral. Essa iniciativa promove a conscientização, o acolhimento e a orientação sobre o convívio com crianças autistas, além de ações de educação e capacitação voltadas a familiares, cuidadores e profissionais de saúde, com foco em técnicas de manejo comportamental e estratégias para o desenvolvimento infantil pleno”, explicou Célio.