
O deputado federal Danilo Forte (União-CE) participou da cerimônia de certificação do Projeto ConecTEA, um curso inovador da Universidade Federal do Ceará (UFC) voltado para a capacitação de profissionais da rede pública no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Siga o Poder News no Instagram.
O evento contou com a presença do Reitor da UFC, Custódio Almeida, além de prefeitos e secretários dos municípios beneficiados.
Com o apoio de emendas parlamentares do deputado Danilo Forte, o projeto formou 27 profissionais em um curso reconhecido pela UFC, garantindo que professores, profissionais da saúde e agentes da assistência social estejam preparados para oferecer um atendimento mais especializado e humanizado às pessoas com TEA e suas famílias.
“O conhecimento é a principal ferramenta para transformar vidas. Como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, garanti que as pessoas com autismo fossem incluídas no orçamento da União.
Além disso, investi recursos para viabilizar esse curso porque sei da importância de capacitar quem está na linha de frente do atendimento”, destacou Danilo Forte.
A iniciativa contou com a parceria do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) da UFC e com o apoio de 10 prefeituras cearenses, que acreditaram no impacto positivo do projeto para suas comunidades.
Foram beneficiados os municípios de Foram beneficiados Alto Santo, Beberibe, Irauçuba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, Solonópole e Uruburetama.
A cerimônia de certificação foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço conjunto entre o poder público, a academia e os gestores municipais.
A presença do deputado, do reitor da UFC e dos prefeitos reforçou o compromisso com a inclusão e com a construção de uma rede de atendimento mais eficiente e acessível às pessoas com TEA.
“Seguimos firmes na luta para garantir mais estrutura, mais investimentos e mais capacitação para os profissionais que atuam nessa causa tão nobre. Esse é apenas o primeiro passo de um compromisso que precisa ser contínuo”, concluiu Danilo Forte.