Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • JUDICIÁRIO
  • POLÍTICA
  • SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Maria da Penha se estende a casais homoafetivos e mulheres trans

Poder News 24 de fevereiro de 2025
Por unanimidade, STF amplia proteção contra violência doméstica / Foto: Divulgação

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a proteção da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais.

Siga o Poder News no Instagram.

O caso começou a ser analisado no último dia 14 e só teve o julgamento concluído na sexta-feira, 21. Os ministros acolheram ação da Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas (ABRAFH), segundo a qual o Congresso Nacional se omite ao não legislar sobre o assunto.

Para o relator, ministro Alexandre de Moraes, a ausência de uma norma que estenda a proteção da Lei Maria da Penha “pode gerar uma lacuna na proteção e punição contra a violência doméstica”.

“Considerando que a Lei Maria da Penha foi editada para proteger a mulher contra violência doméstica, a partir da compreensão de subordinação cultural da mulher na sociedade, é possível estender a incidência da norma aos casais homoafetivos do sexo masculino, se estiverem presentes fatores contextuais que insiram o homem vítima da violência na posição de subalternidade dentro da relação”, destacou Moraes em seu voto.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
Next: Lula diz que PT precisa ‘voltar a dialogar com a periferia’
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.