
A presença de mulheres na Administração Pública Federal alcançou 45,6% em 2025, um aumento em relação aos 44,8% registrados em 2022, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Siga o Poder News no Instagram.
O governo destacou, em comunicado no Dia Internacional da Mulher (8 de março), que a presença feminina tem sido cada vez mais representativa.
Ana Julieta Teodoro Cleaver, antropóloga e servidora pública federal, integrante do Coletivo de Mulheres Negras Servidoras e Empregadas Públicas do Governo Federal, comentou sobre o “aumento paulatino” da participação feminina nos espaços de poder e decisão. No entanto, ela observa que, na maioria das vezes, essas mulheres são brancas e já têm mais acesso a esses espaços.
“É um processo lento de mudança na participação política, social e econômica, mas as desigualdades persistem, principalmente para mulheres negras, indígenas, quilombolas, do campo e de populações tradicionais”, destacou.
Ana Julieta também aponta que a maior presença feminina ocorre em cargos de execução, e não em posições de tomada de decisão. “À medida que subimos na hierarquia, o número de mulheres diminui. No chão de fábrica, há mais mulheres, mas em cargos ministeriais, elas são poucas”, afirmou.