
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 789 novas ambulâncias para a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu), serviço gratuito de urgência e emergência em saúde. Com um investimento total de R$ 243,5 milhões, os veículos irão fortalecer o atendimento em 559 municípios de 21 estados.
Siga o Poder News no Instagram.
Durante evento em Sorocaba (SP), Lula expressou seu orgulho por ter criado o Samu em seu primeiro mandato, em 2003. “O Estado brasileiro não tinha ambulância antes de eu chegar à presidência. Se alguém ficasse doente, o Estado ou a cidade tinha que ter uma ambulância, ou então era um vereador com mais recursos quem levava a pessoa de um hospital a outro”, recordou o presidente em seu discurso na unidade responsável pela adaptação dos veículos.
O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é “a maior política de inclusão social do mundo”, e o Samu representa a universalização do acesso. Ele também ressaltou a importância de equipar adequadamente as equipes de saúde.