
O deputado federal Luiz Gastão (PSD) participou da abertura do Summit CBIC Norte Nordeste-A Construção Civil em Foco, como palestrante do painel “Obras paralisadas: causas e ações para evitar”.
Siga o Poder News no Instagram.
Ao lado de empresários e políticos, Gastão afirmou que a questão das obras públicas paralisadas no Brasil é um problema estrutural que, há décadas, compromete o desenvolvimento econômico e social do país.
”A paralisação dessas obras não apenas impede a entrega de infraestruturas essenciais, mas também resulta em desperdício de recursos públicos, privando a população dos benefícios que esses projetos poderiam oferecer. O impacto econômico é evidente, gerando prejuízos diretos ao setor produtivo e à geração de empregos, além de comprometer a qualidade de vida das comunidades afetadas.”, disse o deputado.
Segundo Gastão, entre as principais causas da paralisação, estão os problemas legais, em especial na Lei de Licitações que permite o uso da modalidade de disputa aberta, também conhecida como Pregão, para obras com valores superiores a R$ 1,5 milhão. O deputado destacou ainda a falta de planejamento adequado, como a ausência de estudos técnicos robustos e de um planejamento financeiro consistente.