

Chama a atenção a mais recente guerrilha verbal entre o ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e a gestão Evandro Leitão (PT).
Siga o Poder News no Instagram.
Desta feita, no meio do tiroteio está a merenda escolar da Prefeitura da Capital.
Em síntese, Sarto afirmou, no seu perfil do Instagram, que a alimentação da criançada foi reduzida, na “quantidade e qualidade” de forma “inaceitável”.
Em nota assinada pela pasta da Educação, a administração municipal negou o dito pelo ex-prefeito e reforça alguns outros aspectos.
Também no Instagram, neste sábado, a Prefeitura voltou à polêmica e tascou um “fake news se combate com informação” na legenda de um vídeo da SME sobre o assunto.
Visto no conjunto da ação dos opositores, o embate pode ser somado às críticas que o também ex-prefeito, Roberto Cláudio (PDT), faz ao grupo que está no poder.
A diferença é que enquanto Sarto mira na Prefeitura, RC escolhe o Abolição como alvo.
O disse-me-disse faz parte. É jogo jogado. Mas há um detalhe.
RC está indo, de mala e cuia, para os braços de líderes bolsonaristas, com quem já esteve no segundo turno das eleições do ano passado.
Bolsonaristas estes a quem é atribuído massivo volume de fake news.
Por isso, não foi à toa que, no caso da merenda escolar, a PMF tenha carimbado o já citado “fake news se combate com informação”.
Resumo da opereta: o PDT de RC e Sarto, ao serem associados aos bolsonaristas-usina-de-fake-news, pode estar contratando um grave desgaste.
É um jogo perigoso para um grupo que vem de duas relevantes derrotas – eleições de Elmano de Freitas (2022) e Evandro (2024).
O PDT vem exibindo imensas dificuldades de reagrupar a tropa. Receber a pecha de produtor de fake news vai agravar muito a situação.
E o mérito das críticas de Sarto à merenda?
Para o bem ou mal, nos tempos políticos atuais, isso é o de menos.
No final do dia, o que vai importar de verdade é a narrativa dominante, baseada na força comunicacional.
Esse grande diferencial está com a gestão Evandro e aliados.
RC e Sarto foram prefeitos. Sabem disso.