
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as ameaças autoritárias “infelizmente, ainda persistem”. Em uma postagem nas redes sociais sobre o golpe civil-militar de 1964, Lula destacou a importância de defender a democracia, os direitos humanos e a soberania do povo para escolher seus líderes por meio do voto.
Siga o Poder News no Instagram.
“Não há, fora da democracia, caminhos para um Brasil mais justo e menos desigual. O verdadeiro desenvolvimento inclusivo só é possível com a voz do povo respeitada. Não existe justiça sem instituições sólidas, harmônicas e independentes”, escreveu.
O golpe de 1964, que completou 61 anos nesta terça-feira, 1º, deu início a uma ditadura militar de 21 anos, período em que as eleições diretas foram suspensas e as liberdades de expressão e oposição política foram restringidas.
“Com muita luta, nosso povo superou os períodos sombrios de sua história. Há 40 anos, vivemos em uma democracia de liberdades, fortalecida pela Constituição de 1988. Seguiremos nessa trajetória, sem nunca retroceder”, afirmou o presidente.