
Os dados do Censo Escolar 2024 mostram um crescimento no número de matrículas no ensino médio em 2023, tanto nas redes públicas quanto nas privadas. Ao todo, foram registradas 7,8 milhões de matrículas nessa etapa da educação básica, um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, que contabilizou 7,6 milhões.
Siga o Poder News no Instagram.
Durante a apresentação do levantamento, nesta quarta-feira, 9, na sede do Ministério da Educação (MEC), o ministro Camilo Santana destacou a reversão da tendência de queda observada após a pandemia de covid-19, quando a retração foi de 0,4% na educação básica. “Neste ano não caímos, e até crescemos. Então, é uma tendência importante”, afirmou.
O ministro também anunciou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará estudos para avaliar os efeitos do programa Pé-de-Meia, criado para incentivar o ingresso e a permanência de estudantes no ensino médio. A iniciativa, voltada a alunos de famílias inscritas no CadÚnico, oferece incentivos financeiros e será avaliada com mais profundidade a partir de maio, quando as redes estaduais enviarão os dados atualizados de matrículas.