
Em um mundo cada vez mais digital, as empresas enfrentam o desafio de se adaptar às novas tecnologias e às mudanças constantes no ambiente de trabalho.
Siga o Poder News no Instagram.
Mas, para que essa adaptação seja bem-sucedida, um dos fatores mais importantes é a cultura organizacional. Paula Dantas, CEO da Inova Hub Corporativo e especialista em gestão de pessoas, acredita que a cultura organizacional não é apenas um reflexo do ambiente empresarial, mas um dos principais alicerces para o sucesso de qualquer transformação digital.
“Cultura é o terreno onde toda mudança acontece. Se ela for resistente, a tecnologia vira peso. Mas se for fluida, aberta e segura emocionalmente, a inovação encontra espaço para florescer”, afirma Paula.
Para ela, a adaptação digital não se resume ao investimento em ferramentas e novas tecnologias, mas sim à mentalidade coletiva de aprendizado contínuo. Uma empresa com uma cultura forte compreende que a transformação digital é, antes de tudo, sobre pessoas. “É sobre estar preparado para evoluir juntos”, diz.
Com o aumento do trabalho remoto e híbrido, manter uma cultura organizacional forte se tornou um desafio ainda maior. “O maior desafio é manter a conexão humana no meio do digital”, explica Paula. “Com menos encontros presenciais, a cultura corre o risco de virar um ‘PDF de valores’ e perder sua prática cotidiana.”