
As placas com os nomes das ruas desempenham um papel crucial na organização e acessibilidade de uma cidade. Quando elas estão ausentes, mal posicionadas ou danificadas, podem gerar confusão e dificultar a mobilidade, tornando ainda mais desafiadora a vida de quem precisa se deslocar pela cidade. Em Fortaleza, o órgão responsável pelo recebimento das solicitações das placas de rua é a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
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Até o momento, em 2025, foram registradas 63 solicitações, das quais 36 já foram concluídas, com 267 placas instaladas. A população pode realizar o pedido acessando o catálogo de serviços da Prefeitura de Fortaleza, clicando na aba Urbanismo e Meio Ambiente – Placas de Rua (https://urbanismoemeioambiente.fortaleza.ce.gov.br/urbanismo-e-meio-ambiente/256-placas-de-logradouro).
“É necessário uma análise detalhada antes da instalação. Esse processo visa garantir que o nome da rua esteja correto e que as placas sejam colocadas de maneira adequada, considerando aspectos como o início e o fim da via, além da correta atualização do CEP, que é feito em parceria com os Correios”, destaca o titular da Seuma, João Vicente.