Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • INTERNACIONAL
  • POLÍTICA

Erika Hilton aciona Itamaraty após visto com gênero errado

Poder News 17 de abril de 2025
Embaixada desconsiderou documentos que atestam seu gênero feminino / Foto: Agência Brasil

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) denunciou ter sua identidade de gênero desrespeitada durante o processo de emissão de visto diplomático para participar de uma conferência nos Estados Unidos. Segundo ela, a embaixada norte-americana em Brasília a registrou como do sexo masculino, ignorando sua certidão de nascimento retificada e seu passaporte brasileiro, ambos reconhecendo seu gênero feminino.

Siga o Poder News no Instagram.

Hilton classificou o episódio como transfobia de Estado e cobrou respostas diplomáticas do Itamaraty. “Quando a transfobia ultrapassa fronteiras, não é só uma questão de justiça americana, mas de soberania nacional. O Brasil precisa reagir”, afirmou.

A parlamentar enviou um ofício ao Ministério das Relações Exteriores solicitando uma reunião com o ministro Mauro Vieira. Ela também articula uma ação jurídica internacional contra o governo de Donald Trump, responsabilizando o recente decreto presidencial, assinado em janeiro de 2025, que deixa de reconhecer pessoas trans.

“É absurdo que o ódio estimulado por Trump contra pessoas trans tenha atingido uma deputada brasileira em missão oficial”, declarou. Erika participaria da Brazil Conference at Harvard & MIT 2025, no painel “Diversidade e Democracia”, mas cancelou a viagem após o ocorrido.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Bancos fecham na sexta e reabrem na próxima terça
Next: Jade assume governo durante viagem de Elmano à China
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.