
Uma pesquisa recente da Nexus, empresa de inteligência de dados, revelou que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de chocolate na Páscoa. Em média, cada pessoa deve adquirir três unidades.
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Mas como os tradicionais ovos decorados, comuns no passado, deram lugar aos ovos de chocolate que hoje dominam as prateleiras e encantam as crianças nesta época do ano?
A doutora em Teologia e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ana Beatriz Dias Pinto, explica que essa mudança se deu por influência do mercado. “O ovo é um símbolo ancestral de fertilidade e vida, presente em rituais pagãos e tradições cristãs orientais, muito antes do cristianismo. A troca pelos ovos de chocolate ocorreu com a industrialização e mercantilização da Páscoa, um processo iniciado no século XIX e que já dura 175 anos”, afirmou.
De acordo com a pesquisadora, os primeiros ovos de chocolate surgiram por volta de 1850, na França e na Alemanha. “A ideia era oferecer algo mais saboroso e visualmente atrativo. Antes, os ovos eram de galinha, pato ou até avestruz, pintados e decorados, mas frágeis e menores”, contou.
Com o avanço da indústria, os ovos de chocolate cresceram em tamanho — e em apelo visual. “Já vi ovos do tamanho de uma pessoa em alguns países”, relatou Ana Beatriz. (Agência Brasil)