
A relevância do petróleo no atual cenário de transição energética foi o foco da reunião da Câmara de Energias da Fecomércio Ceará, realizada nesta quinta-feira (24), na sede da instituição, em Fortaleza. O encontro contou com a presença do consultor e ex-gerente da Esso Brasileira de Petróleo, Bruno Iughetti, que possui mais de quatro décadas de atuação no setor.
Siga o Poder News no Instagram.
Ele apresentou uma palestra com reflexões sobre o papel do petróleo no contexto brasileiro e global, além de destacar os desafios e as oportunidades no processo de diversificação das fontes energéticas.
Durante sua exposição, o Iughetti ressaltou que o Brasil ocupa uma posição estratégica no cenário internacional. “O Brasil é líder na diversificação energética. Temos um histórico de protagonismo desde a década de 1970, quando enfrentamos as dificuldades de implantar o etanol em um país com grandes disparidades regionais. Foi um trabalho hercúleo que hoje é modelo para outras nações”, destacou.
Ele também frisou que, apesar do avanço das energias renováveis, o petróleo ainda desempenha papel central na matriz energética brasileira. “Hoje, nossa produção praticamente equivale à demanda, o que nos torna auto suficientes.
No entanto, ainda importamos derivados como gasolina e diesel, porque nossas refinarias não têm tecnologia ou capacidade suficientes”, explicou o especialista.
A reunião também abordou o crescimento das energias limpas no país. “Cerca de 46% da matriz energética brasileira é composta por fontes renováveis, número expressivo quando comparado à média mundial de 14%. Estamos em plena expansão com a energia solar, eólica, biomassa e, mais recentemente, com o hidrogênio verde”, pontuou Bruno Iughetti.
Por fim, o especialista destacou o papel do Ceará no setor de abastecimento e armazenagem de combustíveis, e a discussão sobre a transferência do parque de tancagem do Mucuripe para dar lugar a novos empreendimentos.
“Durante um tempo, os dois parques vão conviver. Mas o novo terminal, com logística otimizada e capacidade para navios de maior calado, tende a se tornar predominante”, afirmou.
Temas
Para o presidente da Câmara de Energia da Fecomércio, Antônio José Costa, o petróleo vem sendo considerado “o patinho feio das matrizes energéticas”, mas, na realidade, ele é talvez a mais importante matriz que existe no momento, principalmente pelo fato de existir toda uma estrutura preparada para esse produto.
“Bruno esclareceu para nós, mostrando tudo o que existe, tanto no mundo, no país e principalmente no Ceará, em termos de energia e o que pode ser vendido bem barato para os nossos consumidores, no caso os comerciantes e empresários”, comenta.
Ele destaca que a reunião reforçou o compromisso da Fecomércio Ceará em promover o debate sobre temas estratégicos para o futuro energético do Estado e do país, bem como para o setor.