Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • ECONOMIA

Conta de luz ficará mais cara em maio

Poder News 25 de abril de 2025
Bandeira amarela foi liberada pela Aneel. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) a adoção da bandeira tarifária amarela para o mês de maio. A decisão implica um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos pelos consumidores.

Siga o Poder News no Instagram.

Desde dezembro de 2024, o país vinha operando com a bandeira verde, graças às condições favoráveis de geração de energia. No entanto, de acordo com a Aneel, a mudança foi motivada pela redução do volume de chuvas, típica da transição entre o período chuvoso e o início da estação seca.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia pelas hidrelétricas se deteriorou, o que, nos próximos meses, poderá exigir o acionamento de usinas termelétricas, cuja energia é mais cara”, explicou a Agência.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras — verde, amarela ou vermelha — indicam o custo para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia consumida em residências, comércios e indústrias.

Sob a bandeira verde, não há acréscimo na conta de luz. Já nas bandeiras amarela e vermelha, a tarifa sofre cobranças adicionais conforme o consumo a cada 100 kWh.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Biosphere by C. Reymond aposta em soluções compactas de alto padrão
Next: Leo Couto visita Mercado Central ao lado do prefeito Evandro
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.