
O município de Limoeiro do Norte, a 200 km de Fortaleza, recebe nesta sexta-feira, 02, o primeiro evento do Desenrola Rural do Banco do Nordeste.
Siga o Poder News no Instagram.
O programa beneficia produtores rurais que possuem contratos de financiamento inadimplentes com o Banco do Nordeste (BNB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e que estejam enquadrados no programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, o Desenrola Rural. Os produtores podem ter descontos de até 80% para liquidação e até 65% para renegociação das dívidas.
O evento será na sede da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), a partir das 8h30m de sexta-feira, e deverá reunir mais de 400 produtores e sindicatos de produtores rurais interessados na regularização de suas dívidas.
Em todo o Ceará, o Desenrola Rural do Banco do Nordeste poderá regularizar mais 70 mil operações enquadradas no programa, totalizando volume de recursos superior a R$ 420 milhões e beneficiando cerca de 50 mil produtores.
Estão enquadradas na campanha as operações em situação de inadimplência que tenham sido firmadas no âmbito do Pronaf com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022.
O produtor rural deve apresentar documento de identificação original, comprovante de residência e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Antecipadamente, o agricultor familiar poderá fazer uma consulta pela internet para saber se possui contrato enquadrado no programa Desenrola Rural. Basta acessar a página do programa Desenrola Rural no portal do Banco do Nordeste e informar o CPF e a data de nascimento.