
O Dia das Mães, comemorado neste domingo, 11, é uma das datas mais movimentadas para o varejo nacional. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas em 2024 cresceram 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado — movimentando bilhões em todo o país.
Siga o Poder News no Instagram.
Esse aumento no consumo, porém, também chama a atenção de criminosos. Para alertar a população, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha Tem Cara de Golpe, que traz orientações de segurança e destaca os principais tipos de fraudes aplicadas nessa época.
Entre as medidas preventivas recomendadas estão a ativação da verificação em duas etapas, a proteção de apps bancários com senha ou biometria, e o bloqueio remoto do celular. A entidade também reforça que nunca se deve compartilhar dados pessoais ou senhas por telefone ou mensagens de origem desconhecida.
Caso ocorra algum golpe, é fundamental comunicar imediatamente o banco ou a administradora do cartão por canais oficiais e registrar um boletim de ocorrência. Em situações de roubo, perda ou furto do smartphone, a operadora de telefonia deve ser informada, e o aparelho bloqueado por completo para impedir o uso indevido de aplicativos financeiros.