
O turismo no Ceará movimentou R$ 4,6 bilhões de janeiro a abril de 2025, impulsionado pelo aumento de turistas nacionais e internacionais. Nesse período, o estado recebeu mais de 1,8 milhão de passageiros, sendo 150 mil internacionais.
Siga o Poder News no Instagram
A ocupação hoteleira média foi de 75,82%, com gasto médio por turista de R$ 3.840,44. O setor cresceu 14,7% em março, bem acima da média nacional de 5,8%.
Segundo o secretário de Turismo, Eduardo Bismarck, o resultado positivo é fruto dos investimentos do Governo do Estado em promoção do destino, aumento da conectividade aérea e parcerias com municípios e o setor privado. Ele reforça que o fortalecimento do turismo é uma estratégia para impulsionar a economia do Ceará.
O turismo internacional também apresentou forte expansão, com 30.940 turistas estrangeiros desembarcando em voos diretos no estado, um crescimento de 42,57% em relação ao mesmo período de 2024. Esse avanço foi impulsionado pela abertura de novas rotas, como Guiana Francesa e Lisboa, além da participação ativa do Ceará em feiras e eventos internacionais.
Bismarck destaca que o turismo já representa entre 10% e 15% do PIB cearense e seguirá como uma das principais apostas do governo para o desenvolvimento econômico do estado nos próximos anos.