
A uma semana do encerramento do prazo, cerca de um terço dos contribuintes ainda não enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal.
Até as 18h desta sexta-feira (23), haviam sido entregues 30.328.822 declarações, o que corresponde a 65,65% do total estimado para este ano.
Siga o Poder News no Instagram
De acordo com a Receita, 62,6% dos contribuintes que já declararam têm direito à restituição, enquanto 20,2% terão que pagar imposto e 17,2% não terão valores a pagar nem a receber.
A maioria optou por preencher o documento pelo programa de computador, que representa 83,6% dos envios. Outros 10,9% utilizaram a declaração online, que permite salvar um rascunho na nuvem da Receita, e 5,5% fizeram o envio pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets.
A declaração pré-preenchida foi adotada por 48,4% dos contribuintes. Essa modalidade oferece um documento com informações previamente disponibilizadas pela Receita, que podem ser apenas confirmadas ou corrigidas. Já o modelo com desconto simplificado representa 56,4% dos envios.
Desde 1º de abril, a versão pré-preenchida passou a contar com todos os dados disponíveis, embora neste ano o abastecimento dessas informações tenha sido afetado pela greve dos auditores fiscais da Receita Federal.
O prazo para envio da declaração começou em 17 de março e segue até as 23h59min59s do dia 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março na plataforma Meu Imposto de Renda.