
A maior parte dos brasileiros que aguardam a restituição do Imposto de Renda deve usar o dinheiro para aliviar o orçamento doméstico.
Siga o Poder News no Instagram
É o que revela uma pesquisa da Serasa, que aponta que 25% dos contribuintes pretendem quitar dívidas, enquanto 23% irão destinar o valor para contas básicas. Outros 11% afirmaram que irão utilizar o recurso para resolver despesas inesperadas.
Por outro lado, apenas uma parcela menor deve conseguir direcionar o valor para poupança ou investimentos. Segundo o levantamento, 16% dos entrevistados planejam guardar o dinheiro e 14% querem investir.
O estudo foi realizado pelo Instituto Opinion Box a pedido da Serasa e ouviu 1.973 consumidores de todas as regiões do país. O levantamento mostra um crescimento expressivo no uso da restituição para pagar dívidas.
Em anos anteriores, 45% dos contribuintes destinaram esse recurso para quitar pendências. Agora, esse percentual chega a 67%.
Entre os demais destinos planejados para a restituição estão cuidados com saúde (7%), compras ou viagens (6%), reforma do imóvel (3%) e investimento em um negócio próprio (2%).
O calendário de restituição começa no dia 30 de maio, mesma data em que se encerra o prazo para envio das declarações.
Neste primeiro lote, serão contemplados os contribuintes que possuem prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, portadores de doença grave e professores que enviaram a declaração antecipadamente.