
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, no nesta quinta-feira, 29, às 17 horas, uma sessão solene em homenagem aos 60 anos do Grupo Teatro Novo, um dos coletivos teatrais mais longevos e representativos das artes cênicas cearense. A solenidade acontece por iniciativa do deputado estadual Guilherme Sampaio, em reconhecimento à contribuição cultural e histórica do grupo para o teatro no Estado e no Brasil.
Siga o Poder News no Instagram
Fundado em 1965 pelos atores Marcus Miranda (Praxedinho), Maria Luiza e Aderbal Freire Filho, o Teatro Novo atravessou décadas como símbolo de resistência artística, criatividade e compromisso com a formação de plateias e com a memória do teatro cearense.
Após o falecimento de Marcus Miranda em 2001, a direção artística passou a ser conduzida por Sidney Malveira, que manteve acesa a chama do grupo, com montagens que valorizam a memória e a trajetória de grandes nomes das artes cearenses, como Antonieta Noronha, Ary Sherlock e Hugo Bianchi.
Desde o espetáculo de estreia, Deu Freud Contra, a trupe conquistou o público com montagens marcantes como Dona Xepa, Dois Perdidos numa Noite Suja, Soninha Toda Pura e Zona Contaminada. Atualmente o grupo está em cartaz com o espetáculo Anônimos, há 18 anos na ativa e João e Maria – Uma releitura de paz.
“O Teatro Novo tem como marca registrada proporcionar encontro de gerações em cena e, para celebrar esses 60 anos, não poderia ser diferente. Estamos em processo de concepção e montagem de um novo espetáculo para celebrar os 60 anos do Grupo e, de imediato, convidamos a atriz Jane Azeredo, que em 2025 completa 80 anos de idade e poderemos celebrar juntos com ela, que comunga os ideais do Teatro Novo”, falou o diretor Sidney Malveira.