
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, totalizando R$ 3 trilhões. Na comparação com o mesmo período de 2024, o avanço foi de 2,9%, e no acumulado de 12 meses, a economia registrou crescimento de 3,5%.
Siga o Poder News no Instagram
O setor agropecuário foi o principal responsável pelo desempenho positivo, com alta de 12,2%, impulsionada por condições climáticas favoráveis e previsão de safra recorde de soja.
Os serviços cresceram 0,3%, com destaque para informação e comunicação (+3,0%) e atividades imobiliárias (+0,8%). A indústria teve leve queda de 0,1%, puxada pelas retrações nas indústrias de transformação e na construção.
Na ótica da demanda, houve aumento nos investimentos (3,1%), exportações (2,9%) e consumo das famílias (1%). Já as importações cresceram 5,9%, impactando negativamente o cálculo do PIB.
Esse foi o 15º trimestre consecutivo de crescimento em relação ao período anterior, mantendo uma trajetória de expansão desde o terceiro trimestre de 2021.