Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

PGR pede prisão de Carla Zambelli

Poder News 3 de junho de 2025
Carla Zambelli. Foto: Agência Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta terça-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Siga o Poder News no Instagram

O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes após a parlamentar informar, na manhã desta terça-feira (3), que deixou o Brasil. Em entrevista a um canal no YouTube, Zambelli disse que saiu do país para realizar um tratamento de saúde e que vai solicitar licença do mandato. Ela afirmou que deve permanecer na Europa, mas não revelou o local exato.

No STF, Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. A deputada também foi condenada ao pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos. O processo está em fase de recurso.

Segundo as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O ataque foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado a ação a mando da deputada.

Eleições

Carla Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, ela se tornou ré no Supremo pelo episódio em que sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após uma troca de provocações entre Zambelli e Luan durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Até o momento, o STF registra placar de 6 votos a 0 pela condenação da parlamentar a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Nunes Marques.

Líder do PT na Câmara

Mais cedo, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) protocolou uma representação na PGR. O líder do PT na Câmara dos Deputados solicitou que o Ministério Público Federal (MPF) tome as medidas necessárias para que o Poder Judiciário determine a prisão da deputada.

“Protocolei representação à PGR com pedido de decretação de prisão preventiva da deputada federal”, informou Farias, em suas redes sociais. Na mesma publicação, o deputado afirma ter requisitado que a PGR solicite ao STF a prisão preventiva de Zambelli e a inclusão de seu nome no alerta global da Interpol.

Farias também pediu que a PGR inicie os procedimentos de extradição, determine o bloqueio de valores da parlamentar e oficie o Ministério das Relações Exteriores para revogação do passaporte diplomático dela.

Defesa

Após Zambelli comunicar que deixou o país, o advogado Daniel Bialski informou sua saída da defesa da deputada.

“Eu fui apenas comunicado pela deputada que estaria fora do Brasil para dar continuidade a um tratamento de saúde. Todavia, por motivo de foro íntimo, estou deixando a defesa da deputada”, disse o advogado.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: IOF: Motta sugere taxação sobre criptomoedas
Next: Brasil será afetado por tarifa de 50% dos EUA sobre o alumínio
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.