Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • CULTURA E COMPORTAMENTO

Associação Caatinga leva educação ambiental lúdica a jovens

Poder News 9 de junho de 2025
Saiba mais / Foto: Divulgação

Com foco na conscientização e no vínculo afetivo com o meio ambiente, especialmente com o bioma Caatinga, a Associação Caatinga (AC) vem desenvolvendo ações de educação ambiental que já impactaram mais de 154 mil pessoas, incluindo 794 professores em 91 escolas. Entre as ações de destaque está o teatro de fantoches, que apresenta de forma lúdica o universo da Caatinga.

Siga o Poder News no Instagram

Composto por diversas histórias, o teatro busca aproximar as crianças da floresta, despertando a curiosidade, o cuidado e o sentimento de pertencimento em relação a Caatinga. As narrativas são conduzidas por cinco personagens carismáticos — o tatu-bola, a onça-parda, o periquito-cara-suja, um agricultor e uma criança — que, juntos, encantam o público e promovem uma conexão afetiva com o bioma.

Ao final da apresentação, o Tatutinga, mascote da Associação Caatinga, entra em cena para interagir com as crianças, reforçando a experiência emocional da atividade. “Nossa intenção é criar uma memória afetiva no público com essa interação real e palpável com os elementos da Caatinga que, por vezes, estão distantes do contexto das pessoas no meio urbano”, explica Cássia Pascoal, Coordenadora de Relacionamento Comunitário e Educação Ambiental da AC.

Outro instrumento pedagógico de grande impacto é o jogo de tabuleiro “Somos a Floresta”. Impresso em formato ampliado, ele tem se destacado entre as crianças por sua abordagem lúdica e envolvente. O jogo também está disponível gratuitamente para download no site Associação Caatinga. Combinando diversão e pensamento crítico, a atividade estimula o aprendizado ambiental de forma leve e eficaz.

“O Somos a Floresta é uma ferramenta de educação ambiental que vai além da simples transmissão de conhecimentos — ela promove a reflexão e incentiva mudanças de atitudes e comportamentos em relação às questões ambientais”, explica Cássia Pascoal.

A coleção de materiais lúdicos voltados à infância também inclui o livro de colorir Meu Caderno Caatingueiro, com animais da Caatinga, uma ferramenta criativa e acessível que apresenta a fauna do bioma por meio da arte e da brincadeira, também disponível gratuitamente no site da AC. Com ilustrações inspiradas na fauna e flora da Caatinga, o livro reforça o aprendizado sobre biodiversidade de forma leve, divertida e educativa, despertando o interesse das crianças pela conservação ambiental desde os primeiros anos de vida.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Adece e IEL unem forças para fortalecer a moda cearense
Next: STF inicia 2º dia de interrogatórios
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.