Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • POLÍTICA

Após críticas, Haddad admite rever aumento do IOF e busca alternativas de arrecadação

Poder News 11 de junho de 2025
Fernando Haddad. Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que é “muito fácil” aumentar impostos no Brasil, mas que o governo prefere corrigir distorções do sistema tributário. A declaração foi feita durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em meio às críticas à proposta de elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciada como parte do esforço para cumprir metas fiscais.

Siga o Poder News no Instagram

A medida original previa aumento do IOF em operações de empresas, câmbio e seguros usados como investimento, com expectativa de arrecadação de R$ 61 bilhões até 2026. No entanto, a repercussão negativa levou o governo a estudar um plano alternativo para substituir o decreto publicado em maio.

Entre as alternativas em análise, estão o fim da isenção de rendimentos em títulos de renda fixa e a ampliação da cobrança sobre empresas de apostas esportivas. O objetivo é manter o equilíbrio fiscal sem penalizar ainda mais setores sensíveis da economia.

Durante a audiência, Haddad também explicou o projeto do governo que prevê isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais e comentou a proposta de um novo modelo de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Setor da construção civil reage à proposta de tributação das LCIs
Next: Oposição articula obstrução total na Câmara e critica aumento de tributos
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.