
A oposição na Câmara dos Deputados está se organizando para iniciar uma obstrução total às pautas do governo federal no Congresso. A estratégia também conta com o apoio da bancada da minoria, e foi confirmada pela equipe do deputado Luciano Zucco (PL-RS). O movimento visa travar a tramitação de projetos governistas enquanto exigem o avanço de temas de interesse da oposição.
Siga o Poder News no Instagram
Entre os principais pontos defendidos pelo grupo estão o retorno da discussão sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, o caso envolvendo o pedido de prisão da deputada Carla Zambelli (PL-SP) e os debates no STF sobre a responsabilização das redes sociais pelo conteúdo postado por usuários.
Além das pautas jurídicas, os parlamentares também protestam contra a proposta do governo de criar novos tributos, em especial a alíquota fixa de 17,5% de Imposto de Renda para investimentos financeiros. Segundo os líderes da oposição, essa medida vai contra os interesses da população e prejudica a economia.
Como parte da ofensiva, a oposição promete apresentar um estudo detalhando as ações econômicas do governo Lula, com foco no aumento ou criação de 20 tributos desde o início do mandato. O documento será divulgado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11), liderada por Zucco, Caroline De Toni (PL-SC) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).